Antonio Massa Viana, Esq.

Managing Attorney

Antonio é apaixonado pelo direito imigratório, direitos civis e questões constitucionais, bem como pelos clientes que representa. Ele fundou o Massa Viana Law com o objetivo de criar um escritório guiado por princípios de excelência em advocacia, respeito mútuo, e, acima de tudo, de serviço. 

Como um imigrante que veio para os Estados Unidos aos 12 anos, Antônio experimentou o sistema de imigração em sua própria pele. Ele descobriu que, muitas vezes, para vencer, você precisa arriscar sem desistir, indiferente da dificuldade. Essa visão é empregada em seu escritório diariamente, onde os advogados e a equipe são encorajados a procurar soluções jurídicas criativas para problemas complexos, mesmo quando as respostas não são imediatamente óbvias. 

Essa atitude de perseverança permitiu que Antonio se tornasse o primeiro imigrante indocumentado a tornar-se advogado em Massachusetts. Ele estudou na Faculdade de Direito da Roger Williams University, onde foi o primeiro latino a chefiar a edição da  RWU Law Review, bem como venceu as competições de julgamento simulado Esther Clark e National Religious Freedom; prestou o exame da ordem dos advogados em Rhode Island e Massachusetts. Rhode Island postergou a sua admissão até a data em que se tornou residente legal, mas Massachusetts aceitou admiti-lo, apesar do seu status imigratório. Antonio imediamente iniciou sua prática jurídica na defesa contra a deportação de imigrantes. 

Antonio, juntamente com a sua equipe, já auxiliou centenas de pessoas—desde pessoas procurando refúgio em nossas fronteiras à vítimas de violência e crimes, e indivíduos buscando a reunificação com seus entes queridos—a alcançarem seus sonhos de residência legal e cidadania.

Comprometimento com serviço público e justiça social

Ao longo dos anos, Antonio aprendeu que ele trabalha melhor quando está servindo ao próximo, algo que está refletido no seu próprio comprometimento, e também do seu escritório, ao serviço público e a uma sociedade mais justa; essa é a razão do escritório efetuar centenas de horas pro bono e de serviço comunitário anualmente.

Esse comprometimento já existia desde antes de tornar-se advogado licenciado. Durante a faculdade, enquanto trabalhava como jornalista em Newark, NJ, Antonio organizava clínicas jurídicas em parceria com igrejas locais e outros advogados, a fim de servir a crescente população de imigrantes da cidade. 

Ele continuou esse trabalho, após mudar-se para Massachusetts, com o Projeto Nós Votamos, uma organização fundada por ele que já auxiliou centenas de imigrantes a solicitar sua cidadania e cadastrar-se para votar gratuitamente. Antonio também trabalhou para o Brazilian Worker Center como organizador comunitário e de direitos trabalhistas. 

Durante a faculdade de direito, Antonio fez estágio no Catholic Social Services, trabalhando com famílias de baixa renda e, depois da graduação, iniciou sua carreira como consultor jurídico da MIRA – Massachusetts Refugee and Advocacy Coalition antes de fundar o seu próprio escritório. Ele continua a voluntariar incontáveis horas para programas sem fins lucrativos e clientes particulares.

Antonio atualmente integra o conselho de diretores da Massachusetts American Civil Liberties Union (ACLUM-MA), Brazilian American Center (BRACE) e Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS). Ele é membro da American Bar Association e da American Immigration Lawyers Association.

Formação

  • Roger Williams University School of Law (JD, cum laude)
  • Brooklyn College (B. Mus., magna cum laude)

Admissões

  • Massachusetts
  • Rhode Island (inactive)
  • U.S. District Court for District of Massachusetts
  • First Circuit Court of Appeals

Envolvimento

Menu